Em pré-venda, com desconto de 40% para aqueles que reservarem um dos cinquentas exemplares destinados à promoção, o primeiro volume de uma trilogia de romances será lançado em janeiro de 2025.
Trata-se de nova obra do historiador e filósofo Vitorino Farias, mais conhecido como professor Vitorino.
Entre o silêncio e a lágrima é o primeiro livro de uma trilogia de romances históricos. O enredo se desenrola em meados do século XIX na região da antiga Freguesia de São Gonçalo da Serra dos Cocos, território de cerca de quarenta léguas. Englobava as atuais cidades de Ipu (Vila Nova do Ipu Grande a partir de 1840), Guaraciaba do Norte (Vila Nova d’El-Rei até 1840), Ipueiras, Tamboril, entre outras.
Com personagens fortes, como Alexandre Mourão, Madalena, Alexandrina e Padre Oliveira, ao ler este romance somos transportados para aquela época. É notório o trabalho minucioso do autor ao descrever as personagens, falas e vestimentas, os costumes da época, os embates políticos, interesses conflitantes.
Quem não se apaixonar por um Alexandre Mourão, ser contraditório capaz de amar e matar com o mesmo ímpeto, Alexandrina, moça a viver seus conflitos interiores, de beleza a empalidecer Vênus, ou Franzé, rapaz cheio de vida a amar duas mulheres, entre elas Estrela, bela cigana, é porque ou não tem sensibilidade para as emoções, ou é doente do pé, sim, porque o pé dói e, com dor, o mundo fica triste.
O enredo
O enredo, maravilhoso, foi tecido de tal forma a ficarmos embasbacados pensando, e sem compreender, de onde tirou o autor tanta riqueza, detalhes interessantes, alma, espírito. Como um psicanalista, e dos melhores, conhece ele, a fundo, os desejos, os dramas humanos, os conflitos mais profundos do espírito. A obra não está provida de humor inteligente, culto.
Por fim, o contexto histórico, em sofisticado quadro, aqui, não é mera roupagem, mas personagem vivo. O autor, erudito, demonstra profundo conhecimento do período, fruto, certamente, de suas pesquisas históricas. E não é historiador de formação? Apesar disso, vemos em Entre o silêncio e a lágrima menos o cientista do que o literato.
O romance, enfim, é tributo à nossa humanidade. Anseio, desesperadamente, pelo segundo livro.
Ademais, Vitorino Farias nos presenteia com o melhor da literatura. Se todo bom escritor é, antes de tudo, grande leitor, a máxima, aqui, se confirma.
Como adquirir a obra na pré-venda?
Basta entrar em contato pelo número (88) 98803-6130 ou pelo Instagram da Livraria e Papelaria Ipuense (Estação 10): https://www.instagram.com/livraria.papelaria_ipuense/ e garantir o seu exemplar com desconto.
Postar um comentário
Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.