Professores passam a ser avaliados por alunos e podem ser demitidos no Brasil

  

 

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por Alan da Silva

Desde 26 de maio de 2025, professores da rede estadual paulista, efetivos e não efetivos, das escolas de tempo parcial passarão a ser avaliados por estudantes e membros da gestão escolar. A medida amplia um processo que já acontece nas unidades de ensino integral e agora será estendido a todas as escolas da rede.

A iniciativa, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), tem como objetivo oferecer mais uma ferramenta de gestão às escolas e, assim, qualificar aspectos importantes das rotinas educativas, tais como metodologia, gestão da sala de aula, comunicação e liderança. Além dos docentes, também serão avaliados diretores, vice-diretores e responsáveis pela gestão pedagógica.

O sistema de avaliação será semestral. No primeiro semestre, será aplicada uma avaliação diagnóstica, com foco na identificação de pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Já no segundo semestre, será feita a avaliação final de desempenho, que servirá como critério para a permanência dos profissionais em seus cargos.

Entre os critérios avaliados, os professores serão analisados com base na dinâmica de sala de aula e nas metodologias aplicadas. Para o trio gestor, serão considerados aspectos como comunicação, apoio aos docentes e engajamento.

FONTE: Diário do Comércio

POSTAR UM COMENTÁRIO

Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads