Texto apresentado na Assembleia Legislativa proíbe trajes que, segundo o deputado, desviem o foco dos alunos e prejudiquem o aprendizado
29/08/2025
O deputado estadual Renan Jordy (PL) quer tentar impor um novo tipo de vestimenta para professores da rede pública e privada do Rio de Janeiro. Ele apresentou o Projeto de Lei 6.091/2025, que estabelece regras sobre o que considera roupas “incompatíveis” com o ambiente escolar, proibindo trajes que, em sua visão, chamem atenção para a sexualidade do docente ou desviem o foco do aprendizado.
Pelo texto, ficam vetadas roupas que coloquem em evidência o corpo do professor ou que possam desviar a atenção dos alunos. A proposta também prevê que os profissionais adotem vestimentas “compatíveis com a seriedade da função que exercem, respeitando valores institucionais da educação e a dignidade do cargo”.
Na justificativa, o parlamentar classificou como “inconcebível” que a maneira de se vestir de professores interfira no ambiente pedagógico. “Professores, como agentes formadores de opinião e referência para nossos filhos, devem priorizar o ensino das disciplinas de forma objetiva e respeitosa”, afirmou.
O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Educação da Alerj antes de ser levado ao plenário. Jordy argumenta que a proposta busca alinhar o ambiente escolar a princípios de respeito, ética e valores familiares.
FONTE: Agenda do Poder
Postar um comentário
Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.