O trem e a cidade, livro do professor e historiador Vitorino Farias, já um clássico da nova historiografia ipuense, analisa como a ferrovia foi importante para produzir transformações de ordem social, econômica e cultural na cidade de Ipu. Discute como as mudanças propiciadas pelo trem foram experimentadas por estratos sociais que viviam ali nas primeiras décadas do século XX.
É obra importante para quem quer conhecer a história da Terra de Iracema. Nela, o autor discute como a cidade, entre fins do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, passou por mudanças significativas de ordem econômica, social e cultural ligadas ao advento da ferrovia.Foi o início, esclarece, de uma fase de expansão comercial e também urbana. O trem fez surgir novos bairros, novas ruas e traçados. Deslocou o eixo central do “velho povoamento” para um novo em torno da estação ferroviária.
A ferrovia veio incrementar o comércio e a produção agropecuária locais e, também, da região a sua volta. Contribuiu para transformar a cidade em um polo de atração de toda a produção econômica das regiões circunvizinhas a Ipu. Com a chegada do trem a sociedade se transforma ou pelo menos parte de sua elite. Novos hábitos e códigos sociais são buscados.
O autor revela aspectos interessantes da história e da sociedade ipuenses das três primeiras décadas do segundo XX.
O livro é resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2005 e 2007 no curso de pós-graduação em História.
Escrito em linguagem acessível e leve, a obra é indicada para estudantes de todos os níveis, para os pesquisadores e amantes da história do Ipu.
O livro pode ser encontrado na Livraria e Papelaria Ipuense (Estação 10).
Ficha técnica
Título: O trem e a cidade
Autor: Antonio Vitorino Farias Filho
Editora: SertãoCult
102 Páginas
Preço: R$: 15,00
Contato e encomendas: 9.8175-3934
Postar um comentário
Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.