Trump critica violação do cessar-fogo e diz não estar satisfeito, ‘especialmente’ com Israel

 

Trump alertou Israel para não "lançar essas bombas" em uma publicação no Truth Social. 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que tanto Israel quanto o Irã violaram um cessar-fogo que ele anunciou horas antes e que não estava satisfeito com nenhum dos países, mas especialmente com Israel, relata a Reuters .

Em declarações a repórteres antes de partir para a cúpula da OTAN em Haia, Trump disse que Israel desfez o trato logo após concordar com o acordo. Ele também afirmou que as capacidades nucleares do Irã acabaram.

Trump alertou Israel para não “lançar essas bombas” em uma publicação no Truth Social.

“Israel. Não joguem essas bombas. Se fizerem isso, será uma violação grave. Tragam seus pilotos para casa, agora!”, disse ele no Truth Social logo após deixar a Casa Branca para uma viagem à cúpula da OTAN em Haia.

A pedido de Trump, Catar procurou o Irã

O xeque Mohammed disse que o Catar, a pedido dos EUA, entrou em contato com o Irã para ajudar a mediar o cessar-fogo entre Israel e o Irã, relata a Al Jazeera .

Ele disse que o Catar “acolhe” o cessar-fogo, mas está preocupado com as violações relatadas.

“As violações do cessar-fogo testemunhadas esta manhã são inaceitáveis e esperamos que o cessar-fogo se mantenha e que a diplomacia prevaleça”, disse ele.

A União Europeia apelou ao Irã para “se envolver seriamente em um processo diplomático confiável”, disse o porta-voz da UE, Anouar El Anouni, relata a Reuters .

“Essa escalada não beneficia ninguém, e todos estão preocupados com a mesma coisa, que é o efeito de contágio”, disse El Anouni.

O primeiro-ministro do Catar convenceu o Irã a concordar com um cessar-fogo proposto pelos EUA com Israel depois que Teerã disparou mísseis contra uma base americana perto de Doha, disse uma fonte com conhecimento das negociações, relata a AFP .

“O primeiro-ministro catariano, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani… convenceu o Irã a concordar com a proposta em uma ligação com os iranianos”, disse a fonte à AFP .

FONTE: ICL

POSTAR UM COMENTÁRIO

Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads