Boeing C-32B chegou de Porto Rico; motivo da parada no Brasil não foi informado
20/08/2025
Uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 17h13 desta terça-feira (19). O avião, um Boeing C-32B de matrícula 00-9001, partiu de San Juan, em Porto Rico, e decolou às 19h52 rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Na segunda-feira (18), a aeronave havia deixado a base aérea de Wrightstown, em Nova Jersey, seguindo para Tampa, na Flórida, e depois para San Juan, antes de pousar em Porto Alegre.
A concessionária Fraport confirmou que o avião pertence à Força Aérea norte-americana, mas não informou o motivo da escala na capital gaúcha. Já a GRU Airport disse que “a GRU Airport confirma o pouso da aeronave em questão nesta noite (19), com autorização do Ministério da Defesa. Reforça que a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências”.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou ao g1 que, “com base nos dados informados, não foi localizado registro sobre este voo nos sistemas da Anac”. Em nota, acrescentou: “Cabe destacar que há ainda a possibilidade desse registro ter sido feito junto ao Comanda da Aeronáutica, caso em que a informação não é de competência da Agência”.
A Força Aérea Brasileira (FAB) foi contatada, mas não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
O C-32 é uma versão militar do Boeing 757-200, utilizado para o transporte de autoridades dos Estados Unidos, incluindo presidente, vice-presidente, membros do gabinete e líderes militares. O modelo pode levar até 45 passageiros, possui alcance de 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento e conta com sistemas avançados de comunicação e segurança.
![]() |
Aeronave é um Boeing C-32B, que pousou em Porto Alegre para missão não revelada. (Foto: Reprodução) |
O que diz a Fraport sobre o avião
“Uma aeronave da Força Aérea dos EUA pousou no aeroporto de Porto Alegre às 17h13. O avião veio de Porto Rico. A previsão é que decole às 20h25 com destino a Guarulhos.”
O que diz a GRU Airport
“A GRU Airport confirma o pouso da aeronave em questão nesta noite (19), com autorização do Ministério da Defesa. Reforça que a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências”.
FONTE: ICL
Postar um comentário
Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.