Uso do celular nas escolas: proibir ou limitar?



Há, neste momento, um grande debate no Brasil: deve-se proibir ou não o uso de celulares pelos estudantes nas escolas públicas e privadas?

Em comissões no Senado e na Câmara Federal, aprovou-se projeto para proibir o uso de dispositivos eletrônicos, principalmente celulares, nas escolas. Em São Paulo, a Assembleia Legislativo, na terça-feira 12 de novembro, bateu o martelo. Projeto de lei aprovado proibiu o uso de celulares por alunos das redes pública e privada de ensino.

 

Por que proibir?



O uso indiscriminado por crianças e adolescentes, e seus impactos negativos, têm levado ao debate no sentido de banir o uso de telas nas escolas. 

Estudos vêm mostrado ser os impactos negativos do uso excessivo de celulares superiores aos benefícios. E tem levado ao atual debate. Fala-se em proibir celulares nas escolas. 

Em primeiro lugar, o uso indiscriminados deste dispositivo tem afetado, de forma direta, a capacidade de concentração dos alunos, impactando, negativamente e de forma significativa, o aprendizado a longo prazo.

A exposição prolongada em redes sócias, interfere — apontou ainda os estudos — negativamente na interação social. Estimula comportamentos prejudiciais,  isolamento e bullying.

Fora do ambiente escolar, a rotina nas telas afeta a saúde mental dos alunos, contribuindo para aumentar a ansiedade e a depressão.

O uso excessivo das telas impacta, ainda, no ciclo do sono dos estudantes, prejudicando seu desempenho acadêmico.

Além do mais, em todo lugar, percebeu-se uma relação direta entre o uso do telefone celular e o declínio nas habilidades básicas e desempenho acadêmico geral.

Enquanto aqui estamos apenas começando o debate, países como Suiça, França, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Canadá, México, Portugal, Espanha e Austrália já ou baniram os celulares da rotina dos estudantes no ambiente escolar, ou estabeleceram políticas de restrição ao seu uso.


É possível conciliar?



A regulamentação reflete os desafios de equilibrar a tecnologia e a educação de maneira saudável.

Deve-se proibir ou estabelecer limite? Qual é a sua opinião?


1 Comentários

Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.

  1. Proibir!
    Acredito que na porta de entrada do colégio deveria ter um compartimento específico onde, ao entrar, o aluno deixa o dispositivo e segue para sala de aula.
    O celular nos dias de hoje é mais poderoso aparelho de entretenimento que existe. É como a TV nos anos 80 e 90. Imagine uma criança dentro da sala tentando prestar atenção na aula, e uma tv ligada num desenho animado ou em um filme. Impossível né?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Muito obrigado pelo seu comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads